E agora?! Meu filho é um adolescente!

O-segredo-para-adolescentes-calmos-e-educados-Dormir-bem-1

A adolescência é uma fase muito difícil, tanto para os pais, como para o próprio adolescente.

É uma fase onde a menina (o) está no meio do caminho entre ser criança e um adulto. O fato é que eles não são nem uma coisa, nem outra. Muitas vezes se acham “o adulto”, e pensam que estão prontos para resolver qualquer situação, mas quando se veem em situações de perigo, correm para o colo dos pais com um pedido de socorro estampado no rosto!

Se ofendem quando são chamados de crianças. Algumas situações os deixam irritados, odeiam certas perguntas óbvias e também recomendações que eles acham desnecessário, já que pensam saber de tudo e que nada irá acontecer. Alguns já sabem o que querem ou se não sabem, irão descobrir.

Infelizmente querendo ou não eles cresceram, e deixaram de ser as nossas menininhas (os). Temos que entender queridos pais que eles são pessoas individuais que tem sentimentos, desejos, sonhos … Nossa vontade é de superproteger, já que passamos por quase tudo o que eles estão passando, e nisso queremos evitar que eles sofram desilusões e frustrações. Mas, não podemos viver a vida por eles e não podemos interferir nos sonhos deles!  Eles têm todo o direto de viver suas histórias, com frustrações, desilusões e perdas. Isso faz parte do crescimento!

O nosso papel como pais e educadores que somos é exatamente isso: educar, orientar e mostra pontos positivos e negativos de certa situações. Devemos sim apoia-los e mostrar certos pontos de vista, contar nossas experiências, até mesmo para eles poderem comparar e se prepararem caso algo der errado. Mas, não decidir por eles.

Tenho uma sobrinha de 18 anos que há pouco tempo viajou para o EUA. Sozinha! Fiquei desesperada e quase pulei no pescoço de minha irmã, perguntando “Por que ela deixou?!” Depois em casa fiquei refletindo, me colocando no lugar dela e percebi que minha irmã não teve opção. Minha sobrinha sendo maior de idade não havia muito a se fazer, apenas fechei os olhos e orei, e tenho orado ainda muito por ela. Também tenho uma filha de 18 anos e de uns tempos para cá não estávamos no entendendo muito bem. Passei períodos negros! Foram fazes terríveis em que o convívio estava ficando impossível!

A minha princesa se rebelou, saiu do castelo! Mas, descobri que meu castelo era de areia e que minha princesa não era tão princesa assim. Não que ela fosse ruim. Muito pelo contrário! Ela é uma boa menina, personalidade forte e sabe o que quer. Criei ela na igreja e junto com a educação que eu e o pai dela demos, foi criando valores que ela carrega até hoje. Como falei acima, é uma pessoa individual. Tem planos, desejos e sonhos que muitas vezes não eram os mesmo que sonhei para ela. Entendi que ela como ser humano é passível de erros e acertos e que devo ama-la incondicionalmente.

Lembro de uma frase que uma pessoa muito amiga me falava sempre: – Com filho não se rompe nunca! Família é família! Agora quando brigamos não perco meu tempo impondo a ela minhas ideias, espero sempre ela perguntar. Também evito discussões e não cedo as provocações. Tenho que lembrar sempre que eu é que sou a adulta na situação e tenho que ser madura o suficiente. Também não a deixo falar o que quer! Exijo respeito por parte dela e imponho isso.

Mas o principal de tudo: Oro sempre sem parar!

No meu caso eu tenho um aliado muito poderoso! Nosso Deus criador! Ele me deu forças e me fez entender que não posso querer que ela faça o tempo todo o que eu quero. Me fez entender que antes de tudo tem que haver amor. Tenho que amá-la, porque Deus nos amou primeiro. Ele não vira as costas para nós nos nossos primeiros erros.

 E é assim que vamos caminhando, tentando acertar aqui e ali, tentando sempre manter o diálogo civilizado e principalmente um relacionamento com base no amor de Cristo que é o único que pode nos ajudar sempre.

 

Por: Irani Gabrig

 

Anúncios

Um comentário sobre “E agora?! Meu filho é um adolescente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s