Você sabe o que é pronação dolorosa?

Deslocamento de cotovelo e pronação dolorosa são a mesma coisa. Sempre lemos sobre a importância de não levantar os filhos pelo braço, mas não imaginamos o perigo de segurar para não caírem. Até para proteger é preciso ter cuidado.

Aconteceu comigo há poucos dias. Minha filha se jogou para atrás e temendo que ela batesse a cabeça na porta eu a segurei. Senti estalar e o pesadelo começou.

Minha jornada por hospitais e clínicas em Piabetá – Magé foi totalmente inútil, pois os médicos não quiseram nem olhar minha filha. Tenho o costume de ir para Petrópolis diante de situações que envolvem saúde, mas meu esposo estava em reunião e o carro com ele. Fiquei de mãos atadas sofrendo junto com ela, oferecendo carinho e além disso fiz medicação com dipirona (conforme  a médica dela costuma recomendar) e coloquei gelo para aliviar a dor, porém não sabia exatamente onde havia machucado. Nessas horas saber o que fazer e ter calma fazem toda diferença. As crianças sentem quando podem confiar em nós e isso as tranquiliza.

Com o coração apertado chegamos ao hospital Santa Tereza, três horas depois do acidente. O médico ortopedista colocou o osso no lugar com tamanha rapidez que meu esposo nem percebeu. O médico disse: “Deixa eu ver. Pronto”. Simples assim. Explicou que isso é muito comum, pois os ossinhos das crianças são muito frágeis e todo cuidado é pouco para evitar deslocamentos. O braço dela foi imobilizado por três dias para cicatrizar, mas ela já não sentia dor e já movia o braço.
image

image

Se isso acontecer é importante não manipular o local e procurar atendimento médico de urgência. Não é necessário expor a criança à radiação com o exame de radiografia. São informações muito importantes e necessárias, por isso realizei uma pesquisa e encontrei essa publicação do hospital Albert Einstein, condizente com a explicação completa recebida do ortopedista:

Quando uma criança sofre trauma em tração – quando, por exemplo, é suspensa do solo pela mão, ou em situação em que, muitas vezes, o adulto a está segurando pela mão e ela cai ou se joga no chão – isso pode ocasionar um deslocamento entre os ossos do antebraço, no nível do cotovelo.
image

Esse trauma provoca dor e, imediatamente, a criança mantém o braço junto ao tronco e sem movimento, pois essa postura alivia o quadro doloroso.

Tratamento

Procurar atendimento médico para que seja feito o adequado tratamento.

Na vigência da descrição clássica do trauma, o procedimento a ser realizado chama-se redução, que consiste em “colocar o osso deslocado no lugar”. Feito isso, a melhora da dor e o restabelecimento dos movimentos são quase imediatos.

Evite

Manipular o braço da criança, principalmente quando o momento do trauma não foi testemunhado, ou seja, quando há apenas o relato de trauma e choro. Procure atendimento médico imediato.

Como prevenir?

Evite puxar a criança pelas mãos; desta forma, não ocorre o mecanismo de tração sobre o cotovelo.

Essa orientação deve ser seguida pelos pais, cuidadores, babás, professores, irmãos e outras pessoas que tenham contato com a criança.

Fonte:(http://www.einstein.br/Hospital/ortopedia-e-reumatologia/orientacao-para-pacientes/Paginas/cotovelo-deslocado-em-criancas-pronacao-dolorosa.aspx)

Anúncios

Um comentário sobre “Você sabe o que é pronação dolorosa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s