Relembrar também é viver – Dicas para organização do chá de bebê

Se aproxima a época de realizar um novo chá de bebê, mas foi relembrando os meus primeiros chás e a primeira gravidez que surgiu a ideia deste artigo. Lembro de vasculhar muitos sites em busca de orientação para fazer o melhor, sem gastar muito. As tendências vem e vão o tempo todo. Você sabia que a origem do chá de fraldas começou na Inglaterra vitoriana. Naquela época, muito diferente dos nossos costumes atuais, a celebração era um encontro que acontecia após o nascimento da criança, quando a mamãe recebia a visita das amigas e vovós. A nova mamãe recebia conselhos e ganhava presentes dos convidados, enquanto todos tomavam

um tradicional chá da tarde. Existem muitas variações na cultura de país para país e até de uma região para a outra.
Durante décadas, o chá de bebê foi um programa unicamente e exclusivo para mulheres. A origem do nome, por acaso, vem exatamente desse hábito “feminino” de se reunir para tomar chá, compartilhar sobre as dores e delícias da maternidade e dar muitas risadas com alguns jogos e brincadeiras que são realizados. Houve um período, que o chá de bebê tinha o objetivo de economizar, mas hoje se tornou uma confraternização bem elaborada de boas vindas para o bebê, na qual os papais e amigos homens também participam. Muitos gastam uma fortuna nestas festas, porém outros acreditam que economizar para chegada do bebê é mais importante. Eu acredito que unir os dois é mais interessante. É possível realizar uma confraternização especial e ao mesmo tempo economizar. Por isso, escrevi algumas dicas baseadas na minha experiência com a primeira filha.

Dicas para um chá de bebê bonito e econômico:

1° > É preciso ter madrinhas e padrinhos para ajudar

A gestante possui limitações e em um momento ou outro vai precisar de muita ajuda, então convide as avós, tias e tios para fazer parte organizacional do evento. Nos chás da minha filha todos os avós, tios e tias da Analice se empenharam para dar tudo certo.

2° > Faça listas

Faça uma lista com tudo que você precisa providenciar e separe por categorias:
* cardápio (o que vai servir)
* decoração
* brincadeiras
* mesas e cadeiras
* lembrancinhas
* convidados
Assim será possível seguir um cronograma e evitar esquecimentos e imprevistos. Além de poder compartilhar com os padrinhos e madrinhas que ajudarão na organização. Aproveite para separar e delegar responsabilidades. Utilize a internet a seu favor.

3° > Faça você mesmo e com antecedência

As lembrancinhas podem ser confecionadas por você. Existem vários sites na internet com moldes de caixas e etiquetas que podem ser personalizados e impressos em casa. Compre os recipientes e enfeites aos poucos assim não pesa no orçamento.

image

image

4° > Utilize acessórios  do bebê na decoração

De acordo com o tema escolhido use brinquedos e acessórios do bebê para decorar. Por exemplo, se o tema for ursos você pode usar os ursinhos, sapatinhos, roupinhas do bebê é criar uma decoração sofisticada e simples. Nos chás da minha filhinha fizemos assim, um foi de ursos e o outro bonecas de pano.

image

image

image

image

image

image

image

Chocolates também podem ser feitos com antecedência. Além disso é importante pensar em um cardápio prático que não custe muitas encomendas. Exemplo: sirva caldos, são fáceis de preparar e a tendência cresce até fora da estação fria.

5° > Brindes para as brincadeiras

Uma ressalva para as brincadeiras: é brega pagar aquelas prendas que sujam e humilham as pessoas. Sugiro oferecer brindes aos vencedores das brincadeiras. Você ainda pode personalizar e criar uma alegria inesquecível para quem ganhar. Eu ganhei da minha mãe produtos da Natura (sabonetes, cremes hidratantes, cremes para mãos). Foi um sucesso! Mas você pode até inventar os brindes, use sua imaginação.

image

6° > Economize convites

Na atualidade até os cachorros possuem acesso às redes sociais, então crie um evento no facebook com uma enquete para as pessoas marcarem o que levarão. Será muito mais prático e barato enviar os convites através desta ferramenta. Vale reforçar com o envio de e-mails também é telefonemas, pois algumas pessoas não ficam conectadas o tempo todo.

Conclusão:

Momentos especiais em família para comemorar a vida e compartilhar o amor. Recordações e histórias que as fotografias vão contar para seu filho (a) no futuro e muitos presentes que certamente serão somados ao enxoval.
No meu caso fiz uma lista de fraldas descartáveis e fiquei sete meses sem precisar comprar.

Aproveito para agradecer a todos que se dedicaram na realização dos chás, lindos. Em especial a homenagem que minha sogra Lêda fez para nós e vive em minha memória. #família #amor

Espero que tenham gostado e que ajude em alguma coisa. Você tem alguma ideia? Quer falar sobre seu chá? Contar uma história sobre suas aventuras pela maternidade?
Envie um e-mail para mamanhes1@gmail.com

Forte abraço e até breve.

Fontes de pesquisa:
wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s