QUANDO ESTÁ NA HORA DE FALAR SOBRE SEXO COM OS FILHOS?!

dia-das-criancas-neokids

Qual será a hora certa de falar sobre sexo com as crianças? Quem deve falar sobre o assunto: os pais ou a escola? Como deve ser essa abordagem?

O assunto é polêmico, pessoal e importante. Há algum tempo a iniciação sexual das nossas crianças tem ganho uma força imensa e infelizmente não acho que seja para o bem.

Vejo essa iniciação sendo feita cada vez mais precocemente com a desculpa de que: “se a gente falar de sexo desde cedo com as crianças elas não vão fazer besteira por aí! ”.  Só que tudo na vida tem um tempo certo! O assunto voltou a pauta depois que uma suposta cartilha a ser distribuída nas escolas para crianças de 6 anos ensinava de forma muito objetiva o ato sexual. Logo depois das informações rodarem as redes sociais a cartilha foi desmentida. Embora, no site do MEC, havia uma orientação para aulas de iniciação sexual. Lá eles sugeriam um personagem que fazia perguntas inusitadas sobre: mostrar o órgão sexual para um coleguinha, pegar no órgão sexual do amiguinho e por aí vai. Procurei a página para linkar aqui, mas ela foi retirada do ar. Mas, em um passeio por uma feira literária de férias no shopping encontrei, na sessão infantil, na prateleira que fica na altura da minha filha de 2 anos, uma coleção de iniciação sexual, com texto e fotos muito inadequados para a idade.

502824_verdade-ou-mentira-a-sexualidade-vol-4-colecao-biblioteca-de-iniciacao-sexual-684137_m2_635845615607206000121647118_1GGde-onde-saiu-esse-bebe-vol-1-colecao-biblioteca-de-iniciacao-sexual-pilar-migallon-8539414708_200x200-PU6e80e6de_112509679_659565814183056_4731626723240371630_n05_Livrobanner001_bookbanner

É visível que há uma preocupação em ensinar sobre temas sexuais a crianças. O problema é de que forma, em que idade e quem é que está falando sobre.

Vamos pensar:

Quando um bebê nasce ele não pode comer nada além de leite materno ou em alguns casos específicos leite artificial. Gradativamente vai se introduzindo os alimentos em forma de papa, depois os sólidos. E ainda há fases de introdução para cada tipo de alimento. Caso essa introdução alimentar seja feita de forma errada provavelmente o bebê vai passar mal e em casos mais grave pode vir a óbito!  Assim como o corpo nosso psicológico tem tempo certo para receber informações. Há um período de maturação psíquica para processar cada informação. Caso contrário, pode-se causar traumas. É necessário, portanto, respeitar cada tempo da evolução psíquica da criança.

Fornecer informação sexual fora da hora propícia pode levar a criança a desenvolver vários traumas. Algumas ficam com nojo e se tornam adultos que não sabem lidar de forma natural e saudável com o sexo; outras tem seus instintos sexuais aflorados antes da hora e se viciam em pornografia, outras partem para pedofilia, dentre outras. Não é de se surpreender a quantidade de indivíduos doentes psicologicamente. Muitas informações ofertadas e disponíveis fora da época correta.

A educação sexual é muito importante! A informação dada no tempo certo e de forma correta ajuda a formar um caráter correto e indivíduos sadios. Por isso, há de se preocupar em como, quando e de que forma sua criança está recebendo informações! A linguagem, a abordagem e a maturidade mental individual deve ser observada e respeitada. Cada um se desenvolve a seu tempo.

Estamos falando de crianças que amanhã estarão inseridas na sociedade e podem fazer toda a diferença no modo como a humanidade vem se comportando. Há muito tempo observamos que o modelo de educação e cuidados que “estamos” dando a crianças e jovens estão sendo desastrosos. Perdemos quase uma geração inteira por conta de uma liberdade exagerada, da falta de limites e principalmente pela falta de respeito ao tempo de desenvolvimento infantil. Privamos nossas crianças de serem crianças. Roubamos delas um tempo precioso e necessário.

Não podemos continuar negligenciando a infância e o único tempo em que se é permitido ser ingênuo e inocente. Não podemos continuar errando e deixar o mundo continuar (ou piorar) do jeito que está! Se queremos um mundo melhor precisamos educar indivíduos melhores! Para isso é necessário ter em mente que seu filho é muito importante e especial e que você é inteiramente responsável por esse presente em forma de ser humano dado por Deus para você amar, cuidar e educar.

Por isso, quem pode e deve decidir a hora, a forma e a abordagem que será dada ao assunto sexo com seu filho é você e sua família! Não podemos deixar que um assunto tão importante seja apresentado para nossos filhos por outras pessoas que carregam outras experiências e outros valores que os nossos. Essa abertura para debate sexual deve ser feito por adultos e não por crianças. Cabe a nós fazermos a nossa parte para que o governo não tenha o direito de intervir em algo pessoal familiar.

#Baby #Kids #maternity #children

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s